O Setembro Amarelo 2023 está chegando, considerado o mês de prevenção ao suicídio, chamando atenção para as estatísticas e informações acerca de diversas demandas mentais e emocionais.
Todos os anos a campanha possui um lema específico que reitera a necessidade de um olhar acolhedor, científico e estatístico acerca de demandas que podem se relacionar com o tema principal, o suicídio. Esse ano o lema é: se precisar, peça ajuda!
O lema é de extrema relevância nesse momento, no qual o pós pandemia trouxe um aumento significativo nas demandas em saúde mental e emocional, se fazendo necessário relembrar que buscar ajuda é a melhor alternativa e que cada vida é importante!
As ações do Setembro Amarelo são as maiores ações anti-estigma do mundo em relação a este tema, chamando atenção também para os crescentes números nos países das Américas e elaborando possibilidades de atuação em relação ao cuidado com a saúde mental.
São alarmantes os dados em relação a saúde mental da população, principalmente no pós pandemia.
– Cerca de 1 bilhão de pessoas vivem com algum transtorno mental, revela OMS. A saúde mental se tornou uma preocupação global crescente.
– Pandemia desencadeou aumento de 25% em demandas como Ansiedade e Depressão!
– Mais de uma em cada 100 mortes é resultado de suicídio, sendo que 58% ocorrem antes dos 50 anos;
– É preciso cuidar da saúde mental desde criança, questões como: abuso e negligência infantil e bullying estão entre as demandas que mais geram psicopatologias na vida adulta;
– Triste realidade: pessoas com questões em saúde mental têm uma expectativa de vida de 10 a 20 anos menor, devido a doenças físicas evitáveis (doenças psicossomáticas).
A campanha possui ações que perduram o mês todo, além de ter um dia focado em atividades maiores, o dia 10 de Setembro, considerado o Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio. Existem grande incentivo ao diálogo aberto, cuidadoso e qualificado acerca deste tema-foco ainda considerado um tabu social, mesmo já sendo considerada uma demanda em saúde pública, também dialoga-se acerca de possíveis condições que levam o indivíduo a este processo limite.
Dentro desse diálogo e desse conteúdo informativo, apontam-se demandas como: Depressão, Ansiedade, Pânico, Estresse Pós-Traumático, Perdas/Luto, entre outras psicopatologias.
E, são exatamente essas demandas que elevam tanto os dados preocupantes acima citados. Demandas que, em sua maioria, são mostradas diariamente, com conteúdo informativo em: jornais, redes sociais, reportagens, etc. Porém, que ainda assim, as pessoas possuem imenso receio em buscar um(a) profissional especializado em saúde mental, trabalhar em prevenção e em tratamento qualificado.
Algumas crenças e percepções equivocadas incentivam a não procura por profissionais qualificados, e é importante falar sobre isso para desconstruir essas percepções e pautar em realidade o cuidado com a saúde mental.
“Só pessoas com problemas graves precisam de Psicoterapia”
– Psicoterapia é para todos! Tanto para quem está passando por dificuldades intensas ou quanto para quem quer aprimorar autoconhecimento.
Verdade: A Psicoterapia oferece suporte emocional e ferramentas para lidar com desafios, desde cotidianos à patológicos. Seja para gerenciar o estresse, melhorar relacionamentos ou fortalecer sua autoestima, um psicoterapeuta pode ajudar você a alcançar seus objetivos.
“Psicoterapia é apenas para pessoas fracas”
– Nada poderia estar mais longe da verdade! Buscar um(a) profissional é um ato de coragem e autoconhecimento. É reconhecer que todos nós enfrentamos desafios e que pedir ajuda é um sinal de força, não de fraqueza.
Verdade: Psicoterapia é uma oportunidade de crescimento pessoal e autoaperfeiçoamento. Ela ajuda a desenvolver habilidades de enfrentamento, resiliência emocional e promove o bem-estar mental.
“Psicoterapia é desperdício de tempo e dinheiro”
– Investir em sua saúde mental nunca será desperdício. Você investe tempo, valores e reflexões que irá colher pela vida toda!
Verdade: A Psicoterapia pode ajudar a evitar que pequenos problemas se transformem em grandes obstáculos. Ao abordar questões emocionais e comportamentais no início, você pode economizar tempo, energia e evitar custos e prejuízos maiores no futuro.
Aqui no nosso blog nós temos um outro texto que informa sobre a busca de cuidado mental e emocional. Porém, iremos resumir:
Entenda como você irá encaixar o processo de psicoterapia na sua rotina, em geral as consultas/sessões são realizadas semanalmente, por 50min – 1h, podendo ser presenciais ou remotas.
É comum pensarmos e ouvirmos que “terapia é caro”, e isso é um grande equivoco, essa frase e esse raciocínio estão obsoletos. Investir em saúde mental é tão importante e relevante quanto investir em saúde física, lazer, etc.
Psicoterapia não é caro, existem profissionais das mais diversas variações de valores. Hoje, pesquisando, você encontra desde os mais acessíveis, até os mais custosos, e isso nada tem relação com qualidade, ok?
Um(a) profissional que tem um valor mais baixo, não significa que tenha um trabalho inferior ou uma dedicação menor a seu(sua) cliente/paciente, do que um(a) profissional que tenha um valor mais elevado.
Os(as) profissionais de psicologia clínica costumam ser subdivididos em categorias de atendimento, aqueles que possuem atendimento mais voltado a infância e adolescência, a casais, a famílias, ou a determinadas demandas, como Depressão, Ansiedade, Luto, Transtornos de Personalidade, etc.
Pesquise um pouco, se informe, pergunte ao(a) profissional, e sinta o que faz mais sentido para seu momento, para sua necessidade.
Aqui na Versalize você encontra profissionais diversos(as) que podem compor todos esses tópicos a fim de proporcionar o melhor atendimento para você! Experimente! CLIQUE AQUI
Referências:
Setembro Amarelo – Mês da Prevenção ao Suicídio. Disponível em <LINK> acesso em 19 de Agosto de 2023.