Já tem uma conta ?
Entrar
Experimente agora
Já tem uma conta ?
Entrar
Experimente agora
Já tem uma conta ?
Entrar
Experimente agora
Compartilhe via:
Instagram

Setembro Amarelo 2023

5min de leitura
22 agosto 2023

O Setembro Amarelo 2023 está chegando, considerado o mês de prevenção ao suicídio, chamando atenção para as estatísticas e informações acerca de diversas demandas mentais e emocionais.

Todos os anos a campanha possui um lema específico que reitera a necessidade de um olhar acolhedor, científico e estatístico acerca de demandas que podem se relacionar com o tema principal, o suicídio. Esse ano o lema é: se precisar, peça ajuda!

O lema é de extrema relevância nesse momento, no qual o pós pandemia trouxe um aumento significativo nas demandas em saúde mental e emocional, se fazendo necessário relembrar que buscar ajuda é a melhor alternativa e que cada vida é importante!

As ações do Setembro Amarelo são as maiores ações anti-estigma do mundo em relação a este tema, chamando atenção também para os crescentes números nos países das Américas e elaborando possibilidades de atuação em relação ao cuidado com a saúde mental.

São alarmantes os dados em relação a saúde mental da população, principalmente no pós pandemia.

Dados em saúde mental

– Cerca de 1 bilhão de pessoas vivem com algum transtorno mental, revela OMS. A saúde mental se tornou uma preocupação global crescente.

– Pandemia desencadeou aumento de 25% em demandas como Ansiedade e Depressão!

– Mais de uma em cada 100 mortes é resultado de suicídio, sendo que 58% ocorrem antes dos 50 anos;

– É preciso cuidar da saúde mental desde criança, questões como: abuso e negligência infantil e bullying estão entre as demandas que mais geram psicopatologias na vida adulta;

– Triste realidade: pessoas com questões em saúde mental têm uma expectativa de vida de 10 a 20 anos menor, devido a doenças físicas evitáveis (doenças psicossomáticas).

Como a campanha Setembro Amarelo 2023 pode ajudar?

A campanha possui ações que perduram o mês todo, além de ter um dia focado em atividades maiores, o dia 10 de Setembro, considerado o Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio. Existem grande incentivo ao diálogo aberto, cuidadoso e qualificado acerca deste tema-foco ainda considerado um tabu social, mesmo já sendo considerada uma demanda em saúde pública, também dialoga-se acerca de possíveis condições que levam o indivíduo a este processo limite.

Dentro desse diálogo e desse conteúdo informativo, apontam-se demandas como: Depressão, Ansiedade, Pânico, Estresse Pós-Traumático, Perdas/Luto, entre outras psicopatologias.

E, são exatamente essas demandas que elevam tanto os dados preocupantes acima citados. Demandas que, em sua maioria, são mostradas diariamente, com conteúdo informativo em: jornais, redes sociais, reportagens, etc. Porém, que ainda assim, as pessoas possuem imenso receio em buscar um(a) profissional especializado em saúde mental, trabalhar em prevenção e em tratamento qualificado.

Algumas crenças e percepções equivocadas incentivam a não procura por profissionais qualificados, e é importante falar sobre isso para desconstruir essas percepções e pautar em realidade o cuidado com a saúde mental.

Crenças em saúde mental que impedem a busca por ajuda

“Só pessoas com problemas graves precisam de Psicoterapia”
– Psicoterapia é para todos! Tanto para quem está passando por dificuldades intensas ou quanto para quem quer aprimorar autoconhecimento.

Verdade: A Psicoterapia oferece suporte emocional e ferramentas para lidar com desafios, desde cotidianos à patológicos. Seja para gerenciar o estresse, melhorar relacionamentos ou fortalecer sua autoestima, um psicoterapeuta pode ajudar você a alcançar seus objetivos.

“Psicoterapia é apenas para pessoas fracas”
– Nada poderia estar mais longe da verdade! Buscar um(a) profissional é um ato de coragem e autoconhecimento. É reconhecer que todos nós enfrentamos desafios e que pedir ajuda é um sinal de força, não de fraqueza.

Verdade: Psicoterapia é uma oportunidade de crescimento pessoal e autoaperfeiçoamento. Ela ajuda a desenvolver habilidades de enfrentamento, resiliência emocional e promove o bem-estar mental.

“Psicoterapia é desperdício de tempo e dinheiro”
– Investir em sua saúde mental nunca será desperdício. Você investe tempo, valores e reflexões que irá colher pela vida toda!

Verdade: A Psicoterapia pode ajudar a evitar que pequenos problemas se transformem em grandes obstáculos. Ao abordar questões emocionais e comportamentais no início, você pode economizar tempo, energia e evitar custos e prejuízos maiores no futuro.

Como procurar ajuda?

Aqui no nosso blog nós temos um outro texto que informa sobre a busca de cuidado mental e emocional. Porém, iremos resumir:

1. Avalie suas possibilidades.

Entenda como você irá encaixar o processo de psicoterapia na sua rotina, em geral as consultas/sessões são realizadas semanalmente, por 50min – 1h, podendo ser presenciais ou remotas.

2. Invista!

É comum pensarmos e ouvirmos que “terapia é caro”, e isso é um grande equivoco, essa frase e esse raciocínio estão obsoletos. Investir em saúde mental é tão importante e relevante quanto investir em saúde física, lazer, etc.

Psicoterapia não é caro, existem profissionais das mais diversas variações de valores. Hoje, pesquisando, você encontra desde os mais acessíveis, até os mais custosos, e isso nada tem relação com qualidade, ok?

Um(a) profissional que tem um valor mais baixo, não significa que tenha um trabalho inferior ou uma dedicação menor a seu(sua) cliente/paciente, do que um(a) profissional que tenha um valor mais elevado.

3. Pense na abordagem do(a) profissional.

Os(as) profissionais de psicologia clínica costumam ser subdivididos em categorias de atendimento, aqueles que possuem atendimento mais voltado a infância e adolescência, a casais, a famílias, ou a determinadas demandas, como Depressão, Ansiedade, Luto, Transtornos de Personalidade, etc.

Pesquise um pouco, se informe, pergunte ao(a) profissional, e sinta o que faz mais sentido para seu momento, para sua necessidade.

Aqui na Versalize você encontra profissionais diversos(as) que podem compor todos esses tópicos a fim de proporcionar o melhor atendimento para você! Experimente! CLIQUE AQUI

Referências: 
Setembro Amarelo – Mês da Prevenção ao Suicídio. Disponível em <LINK> acesso em 19 de Agosto de 2023.

Compartilhe esse artigo

Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio

5min de leitura
9 setembro 2023
Dia 10 de Setembro é instituído o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Neste dia são concentradas diversas reflexões e atividades em prol da campanha e também da temática do mês, o Setembro Amarelo. “O objetivo geral deste dia é aumentar a conscientização sobre a prevenção do suicídio em todo o mundo. Os objetivos incluem […]
Continuar lendo

Dados Pós-Pandemia e Saúde Mental Organizacional

7min de leitura
6 setembro 2023
Saúde Mental nunca esteve tão em xeque quanto os últimos anos, e Saúde Mental Organizacional também. O que antes era visto como obsoleto e limitado a poucos, hoje já é entendido como necessidade pelas pessoas, e item obrigatório do pacote de benefícios por parte das empresas, que já enxergam a importância do assunto para o […]
Continuar lendo
1 2 3 9
cross